Sobre
Endoscopia
A endoscopia é frequentemente utilizada para diagnosticar e, em alguns casos, tratar condições que afetam o trato digestivo superior. Entre as razões comuns para realizar uma endoscopia estão a investigação de sintomas como dor abdominal, náuseas, vômitos, dificuldade para engolir (disfagia), azia persistente e sangramento gastrointestinal. Também é uma ferramenta essencial para identificar úlceras, inflamações, tumores e infecções.
Além do diagnóstico, a endoscopia pode ser utilizada para realizar procedimentos terapêuticos, como a remoção de pólipos (pequenos crescimentos na mucosa do estômago ou do intestino), a dilatação de áreas estreitadas do trato digestivo e o tratamento de hemorragias.
O procedimento é geralmente seguro e realizado sob sedação leve, o que significa que o paciente está relaxado e confortável, por isso não sentirá dor nenhuma durante o exame. Após o procedimento, os pacientes podem sentir um leve desconforto, como dor de garganta ou inchaço, mas estes sintomas geralmente desaparecem rapidamente.



